Entenda Como uma Boa Noite de Sono Influencia a Saúde
Em meio à agitação incessante da vida moderna, é fácil subestimar o poder transformador de uma boa noite de descanso.
Infelizmente, grande parte da população ainda sofre com poucas horas de sono e sono irregular.
O ciclo do sono
Fase 1
O sono nesse estágio é leve, e você normalmente desperta facilmente e com qualquer ruído. Nessa fase, o relaxamento muscular é gradual.
Fase 2
O sono da fase 2 é caracterizado por uma atividade cerebral mais lenta. Durante esta fase, o sono torna-se mais profundo, e ocorrem rajadas de atividade cerebral.
Fase 3
Este é o sono profundo. É onde o corpo realiza processos de reparação física e mental, o crescimento, a restauração física, fortalecimento do sistema imunológico e descanso pleno.
FASE rem
Considerado o estágio mais importante do sono, sua importância está ligada à consolidação da memória, o processamento emocional e a regulação do humor, que acontecem apenas nessa fase.
Importância de passar por todas as fases
Pessoas que oscilam apenas entre a fase 1 e a fase 2, normalmente não descansam corretamente e possuem problemas de memória.
A falta de sono também prejudica o sistema imune, descanso, funções cognitivas e causa dificuldade de processamento de informações e sentimentos.
Janela Acústica Antirruído sem instalação
Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.
Durante a fase 3, o corpo realiza processos de reparação muscular, importante para o fortalecimento da massa magra em crianças, adultos, e especialmente idosos.
Consolidação da memória
Durante o REM, o cérebro processa informações do dia, fortalecendo as memórias e permitindo o aprendizado eficiente.
Suporte ao sistema imunológico
Enquanto dormimos, nosso corpo produz ocitocinas, proteínas que combatem infecções e inflamações. Com isso, a tendência é ficarmos doente com mais frequência.
Equilíbrio hormonal
Indivíduos que dormem menos do que deveriam podem desencadear quadros de desequilíbrio hormonal, aumentando os níveis de hormônios do estresse.
Regulação do apetite
Embora poucas pessoas saibam, dormir pouco durante a noite afeta também os hormônios que regulam o apetite, como a leptina e a grelina.
Regulação do metabolismo
O metabolismo também sofre as consequências de poucas horas de sono: o corpo passa a produzir o hormônio da fome em maior quantidade, podendo resultar em sobrepeso.
Como melhorar a qualidade do sono?
Além de criar uma rotina noturna com menos exposição à luz azul e mais atividades relaxantes, também é essencial cuidar do ambiente em que dormimos.
O quarto deve ter uma temperatura agradável e as roupas de cama devem estar de acordo com a estação. E principalmente, o ambiente deve estar silencioso.
Hoje, isso tem se tornado cada vez mais difícil, e uma forma de lidar com o barulho constante é investindo em janelas antirruídos.
Essas janelas vedam o ambiente e não deixa o som externo entrar, garantindo um ambiente tranquilo e livre de ruídos.