12 Dicas práticas para manter a audição saudável em todas as idades

Todos temos hábitos para cuidar de nossa saúde que não abrimos mão, manter os dentes limpos e o hálito fresco, se exercitar regularmente ou passar protetor solar. Mas e com relação à saúde auditiva?

Para evitar que você e demais pessoas da sua família entrem para essa estatística, é preciso adotar alguns cuidados para manter a saúde auditiva sempre em dia, desde a infância até a terceira idade.

É de suma importância que o teste seja realizado para diagnosticar qualquer transtorno precoce na audição do bebê

Bebês devem fazer o Teste da Orelhinha

12

11

Os brinquedos devem obedecer às normas estabelecidas pelo INMETRO. Assim, não terá problemas com excesso de decibéis.

Tomar cuidado com brinquedos sonoros

10

É comum que algumas exposições, principalmente as laborais, se tornem comum ao longo da vida, e cuidados como abafadores e protetores sejam dispensados. Atente-se a isso!

Monitore o volume dos sons

09

Mantenha a higiene dos ouvidos, observando que todas as manobras devem ser realizadas apenas na parte de fora. Qualquer complicação um médico deve ser consultado!

Mantenha os ouvidos sempre secos

Como já dito antes, realize a higiene da parte externa dos ouvidos regularmente e evite o compartilhamento de objetos que possam conter microrganismos infectados!

08

Faça a limpeza correta dos ouvidos

Janela Acústica Antirruído sem instalação

Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.

Utilizar muita pressão para essa prática oferece risco a tuba auditiva, canal que conecta o nariz aos ouvidos, causar otite e em casos mais graves, perfurar o tímpano

07

Assoe o nariz, mas com cuidado

06

Fones de ouvido potencializam o som dos dispositivos, a recomendação geral é evitar usá-los. Se isso não for possível, tome cuidados para manter a audição saudável!

Evite usar fones de ouvido

05

Somos expostos diariamente a ambientes com ruídos que, ao longo dos anos, podem prejudicar nossa audição. Atente-se e use equipamentos de proteção!

Cuidado redobrado em ambientes com muito ruído

Seguir à risca as recomendações médicas, isso inclui tanto as doenças sistêmicas (diabete e hipertensão) e infecciosas mal tratadas (gripes e otites)

04

Siga os tratamentos médicos adequadamente

03

Exposição às baixas temperaturas pode aumentar o risco de perda auditiva. Quando as temperaturas estiverem abaixo de 15 ºC, use chapéus e/ou protetores auriculares.

Proteja-se do frio

Lesões no ouvido costumam ocorrer de maneira lenta, gradual e, muitas vezes, são irreversíveis. Por isso vale a pena marcar uma consulta para um checape de rotina!

02

Realize consultas periódicas