Qual é o horário da lei do silêncio em São Paulo?

O que é a Lei do Silêncio?

A lei do silêncio, também conhecida como lei de controle de ruído ou lei de poluição sonora, é um conjunto de regulamentos estabelecidos para controlar e limitar os níveis de ruído em áreas urbanas.

Sua finalidade principal é manter a tranquilidade e a qualidade de vida de quem mora em áreas urbanas, assegurando o direito de descansar, trabalhar e viver em um ambiente calmo.

De fato, não existe uma lei específica sobre o silêncio. O que existem são regras, decretos e normas que formam a conhecida Lei do Silêncio.

Em São Paulo, existe uma legislação municipal referente a Lei do Silêncio. Ela estabelece limites de ruído permitidos em diferentes áreas da cidade e em diferentes horários.

HORÁRIO DA LEI DO SILÊNCIO EM SÃO PAULO

Geralmente, a lei do silêncio em São Paulo entra em vigor às 22h e se estende até às 7h do dia seguinte.

Esses horários podem variar em diferentes dias da semana e feriados. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, o horário de início costuma ser estendido até às 23h.

Isso não significa, porém, que os vizinhos não possam fazer denúncias antes desses horários. 

Qualquer barulho que incomode por ser alto demais ou contínuo, pode ser denunciado anonimamente a qualquer hora do dia.

Janela Acústica Antirruído sem instalação

Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.

Consequências do descumprimento da Lei do Silêncio

Multas Financeiras

A fiscalização pode aplicar multas significativas a indivíduos ou estabelecimentos que estejam gerando ruído excessivo durante os horários regulamentados.

Interdição temporária

Em casos mais graves e repetidos de desrespeito à lei do silêncio, as autoridades podem optar pela interdição temporária de um estabelecimento, como um bar ou casa noturna.

Apreensão de equipamentO de som

As autoridades podem apreender equipamentos de som como uma medida de contenção caso esteja sendo usado para perturbar o sossego.

Como evitar problemas com a Lei do Silêncio

Nossa dica para evitar problemas com a lei é sempre planejar eventos com antecedência em casa, ou ficar atento às normas de barulhos no ramo da sua empresa.

Outra forma de evitar que o barulho perturbe os vizinhos, ou para se proteger de barulhos indesejados são as janelas antirruídos.

Essas janelas evitam que o som externo entre no ambiente, e que o som interno seja explanado.

Gostou?

Leia o post completo clicando abaixo