Silêncio para Pets:Criando um Ambiente Tranquilo para os Animais
Quem é dono de algum animal de estimação, especialmente cães e gatos, sabe que alterações no ambiente podem causar desconforto para eles.
Muitos ruídos podem estressar os pets, como buzinas e fogos de artifício. Esse barulho tem como consequência um aumento de barulho, já que é comum que animais agitados comecem a latir e miar.
Por isso, iremos entender como o barulho pode ser maléfico para os animais e buscar formas de manter o silêncio para pets.
Como o barulho afeta os pets
Quando algum som irradia da vizinhança, quebrando o silêncio em que o animal estava, é normal que ele demonstre grandes desconfortos, seja latindo ou miando, ou se deslocando pelo ambiente.
A audição de cães e gatos
Por que pets ficam bem mais agitados do que humanos quando escutam barulhos? A resposta está na sua fisiologia.
Cães
Os 18 músculos em sua orelha permitem com que um cão escute frequências entre 15 e 40.000 hertz (humanos escutam de 20 a 20.000).
Gatos
Os 32 músculos em sua orelha triangular permitem com que um gato escute frequências de até 65.000 hertz.
Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.
A fisiologia desses animais foi essencial para a evolução, já que permitia um estado de alerta quanto ao ambiente. Assim, eles podiam melhor sobreviver e se atentar a predadores e presas.
Quando a falta de silêncio para pets se torna barulho
Os ruídos não afetam só pets e donos, mas também vizinhos. O barulho tem como consequência inquietação e uivar dos animais, que criam ainda mais barulho e podem ser um incômodo para quem mora perto.
Promovendo o silêncio para pets
Crie um ambiente seguro e confortável
Não obstrua o caminho ou segure o animal à força, além de não deixá-lo de coleira. Isso pode machucá-lo e dificultar ainda mais a tranquilização.
Ademais, garanta que o espaço está confortável para seu pet, reservando um espaço para sua casinha ou caminha, onde ele poderá ir para se sentir seguro.
Acostume seu pet ao barulho
Se você sabe que uma situação desconfortável para seu pet está para acontecer, é possível treiná-lo para lidar com ela.
Por exemplo, coloque música mais alta próxima a seu bichinho para ver sua reação, acostumando-o com o ruído aos poucos. Ademais, é possível fazê-lo associar esses momentos à brincadeiras e pesticos.
Instale Janelas Antirruído
Elas permitem com que o ruído de fora não entre, não assustando os pets com ruídos e deixando-os mais tranquilos e sem latir em excesso.
Elas apenas não são indicadas para ruídos de baixa frequência, como latidos de cães grandes. Mas apesar de ainda deixarem esses sons audíveis para os vizinhos, elas manterão seu pet mais tranquilo.